V.P.AGUIAR: Novo Lar de Planalto de Jales abre portas em junho

2021-05-11 11:32:37

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro Social e Comunitário do Planalto de Jales (CSCPJ), em Vila Pouca de Aguiar, vai abrir as suas portas em junho depois de quase dois anos de obras.

A ERPI resulta de um investimento perto de um milhão de euros com apoio à banca e terá capacidade para 29 utentes. ‘’ É uma estrutura há muito desejada e necessária para o concelho’’, destaca Bárbara Gonçalves, Assistente Social.

O novo projeto de Resposta Social terá 17 quartos, triplo e duplos com casa de banho partilhada e quatro quartos individuais/privados destinados ao isolamento, sala de convívio, gabinete de enfermagem, banho geriátrico e elevador. O edifício tem dois pisos distintos, um destinado a pessoas acamadas e outro a pessoas com mais mobilidade.

Segundo a assistente social há já muitas vagas preenchidas. ‘’Estamos a notar que muitos utentes do nosso Centro de Dia estão a integrar esta resposta social assim como, idosos que estão em outros lares de Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Lisboa estão a regressar às suas raízes’’.

Este equipamento social será constituído por uma equipa de cerca de 15 funcionários onde cinco foram recentemente contratados para a prestação dos cuidados e serviços. ‘’Tivemos a preocupação de contratar pessoas de Planalto de Jales, apenas a enfermeira é de Vila Pouca de Aguiar. Todas as outras pessoas residem na localidade o que é muito bom pela facilidade na integração dos idosos e pela proximidade’’.

O envelhecimento da população no Planalto de Jales, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, levou à necessidade de criar a Resposta Social de Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas, focada nas necessidades de cada utente de forma singular.

O CSCPJ aguarda agora, pela vistoria da Proteção Civil e realiza os últimos pormenores para a abertura em junho de 2021. Além desta nova resposta social presta ainda Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia.

O Centro Social e Comunitário do Planalto de Jales é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, (IPSS), sem fins lucrativos, com sede no Largo do Toural, Freguesia de Alfarela de Jales, sendo a sua área de intervenção a Freguesia de Alfarela de Jales e a Freguesia de Vreia de Jales.

Sara Esteves
Fotografias: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso