VALPAÇOS: Centro Tecnológico Agroalimentar vai ‘’nascer’’ em Valpaços

2021-05-11 17:52:54

AgroValor irá potenciar a certificação dos produtos da região do Alto Tâmega.


Um centro para potenciar a certificação dos produtos da região do Alto Tâmega, no setor agroalimentar, vai ''nascer'' em Valpaços, num investimento inicial de 100 mil euros comparticipado pelos restantes municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT).

Trata-se de um Centro Tecnológico Agroalimentar com a parceria do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e que irá funcionar nas instalações do antigo Lar das Freiras, junto ao Centro de Saúde de Valpaços. O AgroValor vai criar cinco postos de trabalho.
O Centro prevê o funcionamento de quatro laboratórios, um de microbiologia alimentar, um laboratório de química, um de análise instrumental e outro de análise sensorial. Neste sentido, será criado no concelho um curso de pós-graduações em Engenharia e Segurança Alimentar.

O AgroValor irá abrir ao público em breve e visa incorporar conhecimento e inovação nos produtos, assim como incrementar toda a cadeia de valor dos produtos endógenos do território do Alto Tâmega.

De recordar que, também em Chaves abriu recentemente o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água, AquaValor, um espaço com quatro laboratórios e 14 investigadores dedicado principalmente à investigação da água e aos recursos endógenos da região como os frutos secos, o vinho e o azeite. Um projeto da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e do Instituto Politécnico de Bragança.

Sara Esteves
Fotografia ilustrativa com Direitos Reservados

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso