REGIÃO: Concurso de Ideias “Empreender no Alto Tâmega” arranca a 17 de maio

2021-05-14 17:52:30

O Concurso de Ideias - “Empreender no Alto Tâmega” está de volta. Esta é já a 3ª Edição do Concurso e as inscrições iniciam no próximo dia 17 de maio. Os interessados em inscrever-se podem fazê-lo através do formulário de candidatura disponível no site da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT).

Este Concurso é uma iniciativa da CIMAT, em parceria com a EHATB - Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, e tem como finalidade promover ativamente a conceção e implementação de iniciativas empreendedoras no Alto Tâmega, que contribuam para o desenvolvimento deste território.

Assim sendo, destacam-se como objetivos específicos deste concurso:

•Apoiar o desenvolvimento de ideias de negócio e negócios em fase de arranque, em particular nos setores considerados estratégicos para a região, a saber: Turismo (água, saúde e bem-estar) e Agroalimentar/Florestal;
•Fixar população jovem qualificada no Alto Tâmega, atenuando a tendência atual de declínio e envelhecimento demográfico;
•Disseminar o Alto Tâmega enquanto região que apoia e promove o espírito empresarial;
•Auxiliar as microempresas da região, a adaptarem-se aos novos desafios decorrentes da situação pandémica provocada pelo vírus SARS-CoV-2.
Podem candidatar-se ao concurso todos os cidadãos, maiores de idade, de forma individual ou em grupo, com qualificação igual ou superior ao 12.º ano de escolaridade, em qualquer situação profissional, que pretendam explorar uma ideia de negócio no Alto Tâmega, bem como pessoas coletivas com fins lucrativos cuja atividade económica se insira nos setores do Turismo (água, saúde e bem-estar) e Agroalimentar/Florestal.

O Concurso de Ideias contempla duas Fases. Dos vários candidatos serão admitidos os primeiros 20 projetos com pontuação mais elevada, sendo que apenas os projetos selecionados na Fase 1 e, que passem pelo programa de capacitação, poderão participar na Fase 2 de avaliação, de acordo com os artigos mencionados no Regulamento do Concurso.

Os empreendedores cujos projetos tenham sido selecionados na Fase 1 têm acesso a um programa de capacitação e a reuniões de trabalho individuais, para aperfeiçoamento e desenvolvimento das ideias. Para além dos conteúdos programáticos, as sessões incluem a discussão de experiências e a partilha de boas práticas, junto de um conjunto de mentores e especialistas.

Os prémios atribuídos pelo Júri distinguem os concorrentes que apresentam projetos com potencial impacto na valorização económica do território e considerável exequibilidade e operacionalização. Após conclusão do Programa de Capacitação, são premiados 3 vencedores, sendo atribuído a cada um:

•Acompanhamento do projeto de negócio por uma das seguintes entidades: Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, EHATB - Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, Aquavalor ou Agrovalor, em concordância com o setor de aplicação do projeto;
•Networking favorável à implementação/desenvolvimento do negócio;
•Disponibilização de um espaço de trabalho, durante 6 meses, no Cowork da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega.
Os resultados da Fase 2 de apreciação do Júri são comunicados aos participantes e divulgados no evento “Gala do Empreendedorismo e das Empresas do Alto Tâmega”.

Para concorrer basta preencher a ficha de inscrição, onde se deve apresentar de forma resumida a ideia de negócio que, posteriormente, deve ser enviada para o e-mail empreendedorismo@cimat.pt. Para esclarecimento de eventuais dúvidas sobre o concurso também deverá ser usado este mesmo endereço eletrónico.
O período de receção de candidaturas decorre de 17 de maio até às 23h59 do dia 30 de junho de 2021.


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso