V.P.AGUIAR: Concelho assinala dois anos de Federação do Caminho de Santiago

2021-05-18 12:30:16

Presidida pelo Município de Vila Pouca de Aguiar, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago está a celebrar esta semana dois anos de existência.
O documento que celebra a fundação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago foi assinado em maio de 2019, no Casino de Pedras Salgadas. A criação desta entidade surgiu com o objetivo de promover, organizar e gerir os caminhos em território nacional que compõem uma rota milenar, seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX.

Segundo a vice-presidente da autarquia, Ana Rita Dias, a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago tem já ‘’bastantes atividades’’, como Renovação da certificação pelo Conselho de Europa de Itinerário Cultural Europeu, que é válida até 2023, a Comemoração do Dia Europeu do Caminho de Santiago, que em 2020 se suspendeu devido à pandemia, e que este ano iremos tentar realizar em outubro.

Realização de protocolos de colaboração com a Federação Europeia do Caminho de Santiago com várias entidades Regionais de Turismo e com as Comunidades Intermunicipais, a Certificação dos Caminhos Portugueses (Interior Viseu-Chaves e Coimbra-Viseu, Caminho de Torres; Caminho Minhoto Ribeiro; Caminho Central), desenvolvimento de novos projetos de certificação nacional de Caminhos de Santiago (zona Centro).

Adesão de sete novos membros, desde a data de fundação da Federação (desde há um ano e meio), cerca de 30 entidades encontram-se em processo de adesão à Federação Portuguesa do Caminho de Santiago. Várias atividades serão desenvolvidas em 2021/OUT com a Federação e a Junta da Galiza, a Promoção/divulgação e Inovação no Caminho de Santiago em Portugal,
A 28 e 29 de maio realiza-se a participação da Federação nas Jornadas “CAMINO DE SANTIAGO EL CAMINO PORTUGUÉS” em Lamego.
A 1 de junho realiza-se também o Seminário Caminhos portugueses a Santiago de Compostela: O Associativismo como Elemento de Políticas Culturais, promovido pela Escola Superior de Educação/Politécnico do Porto.

Fotografia ilustrativa: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso