V.P.AGUIAR: Concelho é um dos territórios com projeto piloto de inovação e informação florestal

2021-05-20 09:47:20

Vila Pouca de Aguiar é um dos sete territórios com o projeto piloto de inovação e informação florestal

A convite do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, o Presidente da Câmara, António Alberto Machado esteve presente na cerimónia “Da informação do território à decisão estratégica” que se realizou em Lisboa.

Nesta sessão, que contou também com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, com a Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso e com o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, foram apresentados os resultados do voo LIDAR nos sete territórios piloto e da primeira fase da Plataforma Interoperável do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

O Ministro do Ambiente referiu o ‘’início de um fascinante momento que interliga vários Ministérios do Governo, Municípios, ICNF, Agif e demais parceiros e entidades, na medida em que conhecer o território, fundamenta a decisão estratégica’’. Alberto Machado referiu que é muito motivante o território de Vila Pouca estar neste projeto, que visa uma ‘’conservação e gestão da propriedade florestal inteligente e que, sem dúvida, promoverá as dinâmicas territoriais’’.

No final da sessão de apresentação, o Presidente da Câmara teve ainda oportunidade de trocar algumas opiniões com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre as mais valias resultante do conhecimento e investigação ‘’no nosso território’’ em torno da água como potencial de desenvolvimento.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso