BOTICAS: Estudo sobre o impacto da pandemia no bem-estar infantil

2021-05-20 11:40:54

A EAPN Portugal, em parceria com a Universidade do Porto - Departamento de Psicologia Teresa Dias convidaram o Município de Boticas a participar num estudo sobre o impacto da pandemia de covid-19 no bem estar infantil, procurando analisar de que forma a crise sanitária foi impactante na vida das crianças, colocando o enfoque nas vivências do seu dia a dia.

A participação das crianças do Agrupamento Gomes Monteiro neste estudo decorreu no passado dia 14 de maio, na Sala do Futuro do Agrupamento.
O principal objetivo deste estudo nacional (incluindo as ilhas) será conhecer as perceções das crianças sobre o impacto da pandemia por COVID-19 em dimensões objetivas e subjetivas do seu bem-estar psicológico. Procurar-se-á compreender quais as dimensões da vida onde as crianças percecionam maior impacto negativo e maior impacto positivo; o grau de satisfação que sentem face às diferentes dimensões da vida; as alterações objetivas de vida individual e familiar que ocorreram durante este período e o grau de importância que atribuem a estas alterações para a sua perceção de bem-estar.

O estudo segue uma metodologia qualitativa com recurso ao método de focus group (via online) com 6 crianças do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos.

O focus group foi moderado por Elizabeth Santos e Cátia Santos (ONLCP – Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza).

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso