REGIÃO: Seis vinhos da região premiados em concurso nacional

2021-05-22 12:27:58

Concurso Vinhos de Portugal atribuiu prémio a seis vinhos produzidos na região do Alto Tâmega.

A oitava edição do concurso Vinhos de Portugal decidiu na passada sexta feira os vencedores dos melhores vinhos nacionais do último ano, entre mais de mil propostas a concurso.

Nove vinhos de Trás-os-Montes estiveram em destaque neste concurso, dos quais seis são da região do Alto Tâmega. À região transmontana foram atribuídas seis medalhas de prata, duas de ouro e uma de grande ouro. Só no Alto Tâmega ficaram quatro de prata, uma de ouro e uma de grande ouro, a única alcançada, com o vinho Reserva 2019 da Quinta do Sobreiró de Cima, localizada em Valpaços.

O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende “projetar no plano internacional a imagem da marca Vinhos de Portugal e dos seus vinhos, distinguir e dar a conhecer aos consumidores os melhores vinhos produzidos com direito Denominação de Origem (DO) e Indicação Geográficas (IG) e os vinhos de casta e/ou ano de colheita’’. É ainda objetivo ‘’estimular a produção de vinhos de qualidade valorizando o nível técnico e comercial dos vinhos portugueses, incentivar o espírito do programa Wine in Moderation e ainda contribuir para a expansão da cultura do vinho em geral, através de iniciativas ligadas aos programas de turismo e gastronomia’’.

O concurso deste ano, em versão virtual, arrancou a 17 de maio em Santarém e terminou ontem, com uma cerimónia, em Setúbal, no Convento de Jesus onde foram entregues os prémios aos vencedores em diferentes categorias Melhores do Ano, Grande Ouro, Ouro, Prata.

Os 1 400 vinhos inscritos foram avaliados por 134 jurados nacionais e internacionais, especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outras profissões ligadas ao setor vitivinícola.

Este ano foram entregues 281 medalhas de prata, 103 de ouro e 35 Grandes Ouros.


PREMIADOS TRÁS-OS-MONTES | REGIÃO ALTO TÂMEGA

MEDALHA GRANDE OURO

QUINTA DO SOBREIRó DE CIMA - RESERVA, 2019 QUINTA DO SOBREIRÓ DE CIMA, S.A., VINHO DO/DOC/DOP TRáS-OS-MONTES



MEDALHA OURO

VALPAçO-LO-VELHO, 2016 SANTA CASA DA MISERICóRDIA DE VALPAçOS, VINHO DO/DOC/DOP TRáS-OS-MONTES



MEDALHA DE PRATA

QUINTA DO SOBREIRó DE CIMA - ÊNICO, 2015 QUINTA DO SOBREIRÓ DE CIMA, S.A., VINHO DO/DOC/DOP TRáS-OS-MONTES

QUINTA VALLE MADRUGA TINTA BARROCA, 2019 ERTA SOCIEDADE AGRICOLA, LDA, VINHO DO/DOC/DOP TRáS-OS-MONTES

VALLE PRADINHOS GRANDE RESERVA, 2015 VALLE PRADINHOS, VINHO REGIONAL/IG/IGP TRANSMONTANO

VALLE PRADINHOS GRANDE RESERVA, 2011 VALLE PRADINHOS, VINHO REGIONAL/IG/IGP TRANSMONTANO

Sara Esteves
Fotografias DR


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso