MONTALEGRE: Restaurantes do concelho fecharam mais cedo hoje

2021-05-22 16:23:47

Os restaurantes do concelho de Montalegre fecharam as portas este sábado, 22 de maio, às 13 horas. Um encerramento mais cedo ao fim de semana, forçado pelo recuo no processo de desconfinamento para as regras de 19 de abril, por indicação do Conselho de Ministros, com base na atual taxa de incidência da Covid-19 no concelho, superior à fasquia estabelecida de 240 casos por 100 mil habitantes nos 14 dias anteriores.

Habitualmente o fim de semana é de movimento para este setor, uma vez que o concelho é muito procurado pela gastronomia e paisagem. Com esta decisão, anunciada pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o concelho vê-se assim afetado no turismo e na restauração, dois setores que já muito foram prejudicados desde o início da pandemia.

Com este ‘’voltar atrás’’ é permitida apenas a abertura de todas as lojas e centros comerciais, restaurantes, cafés e pastelarias (com o máximo quatro pessoas por mesa no interior ou seis por mesa em esplanadas), até às 22h30 nos dias de semana ou 13h00 nos fins de semana e feriados, cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos e abertura de lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação.

É ainda autorizada a prática de modalidades desportivas de médio risco, atividade física ao ar livre até seis pessoas, a realização de eventos exteriores com diminuição de lotação (cinco pessoas por 100 m2 e ainda a realização de casamentos e batizados com 25% de lotação.

Montalegre estava desde o dia 13 de maio em situação de alerta e hoje recuou no desconfinamento à semelhança do concelho de Odemira. Neste momento o concelho tem 30 casos de Covid-19 em fase ativa da doença.

As medidas são revistas semanalmente.

Sara Esteves
Fotografia: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso