Segundo a Unidade de Saúde Pública do ACES do Alto Tâmega e Barroso, a Barragem dos Pisões, na zona de recreio e lazer de Morgade, está interdita a banhos devido à contaminação por Salmonella.
Foi através de um aviso ao público que a Unidade de Saúde Pública do ACES do Alto Tâmega e Barroso interditou os banhos na Barragem dos Pisões.
No documento pode ler-se: «Serve o presente Aviso para dar conhecimento que esta Zona de Recreio e Lazer não está identificada como água balnear, de acordo com a Portaria n.9 102-c/2021 de 14 de maio e não reúne condições, em termos de qualidade da água, dado que esta se encontra contaminada com Salmonella».
Segundo a Delegada de Saúde Regional, Drª Maria Neto, que assina o documento, «A Salmonella vive no intestino do Homem e de outros animais e é uma bactéria patogénica (ou seja, prejudicial ao Homem) fortemente associada a águas recreativas, como é o caso da água do rio. O contacto com a água contaminada com bactérias patogénicas poderá provocar alguns riscos para a saúde dos banhistas, nomeadamente: perturbações gastrointestinais, vómitos, febre, cólicas e diarreia. Por estas razões tornou-se imperativo o Aviso aos utilizadores desta zona de recreio e lazer de Morgade-Barragem dos Pisões»
Paulo Silva Reis