O hospital de Chaves, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), vai ter uma Unidade de Cuidados Intermédios Médicos (UCIM) para colmatar a insuficiente oferta de camas destinadas a doentes que carecem de cuidados mais especializados.
Ao que a Sinal TV conseguiu apurar o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, já tem autorização de procedimento para avançar com a criação de uma UCIM no Hospital de Chaves.
Esta é uma pretensão antiga, tanto do Conselho de Administração do CHTMAD como dos autarcas do Alto Tâmega, que vêm nesta unidade, grandes benefícios para os doentes e para a própria gestão hospitalar.
Em termos de cuidados prestados, a implementação da UCIM em Chaves vai permitir uma melhor avaliação da gravidade, com um tratamento mais precoce com ganhos no domínio da prevenção dos danos, evitar atrasos na admissão dos doentes, maior disponibilidade de camas para doentes em estado crítico e alívio do recurso à unidade de cuidados intensivos do CHTMAD, em Vila Real.
Nesta época pandémica que atravessámos, este foi um assunto em discussão muitas vezes e até os deputados dos grupos parlamentares, eleitos pelo círculo de Vila Real, chamaram, por inúmeras vezes o tema à discussão no parlamento.
O primeiro passo, tanto para o Conselho de Administração do CHTMAD como para as autarquias, está ganho, mas até a obra ser uma realidade ainda há muito trabalho pela frente.
Paulo Silva Reis
Foto: Carlos Daniel Morais