BOTICAS: Câmara disponibiliza Balcão Único do Prédio

2021-06-23 10:11:15

A Câmara Municipal de Boticas dispõe a partir do dia 5 de julho, um balcão de atendimento presencial, onde os munícipes têm a possibilidade de consultar, atualizar ou identificar, através de coordenadas geográficas, as parcelas de terrenos rústicos e mistos de que são proprietários.

O Balcão Único do Prédio estará localizado na Avenida de Sangunhedo e contará com a presença de dois técnicos da autarquia habilitados para apoiar e colaborar com os proprietários no processo de regularização cadastral.

‘’O cadastro dos prédios rústicos é fundamental para conhecermos melhor o território e, sobretudo, para um bom planeamento e gestão da área florestal do país”, destaca o Presidente do Município de Boticas, Fernando Queiroga.

“Com a implementação deste serviço de proximidade, os munícipes têm a possibilidade de proteger e valorizar o seu legado e, simultaneamente, contribuir para uma gestão sustentável e eficaz do património natural do nosso Concelho”, acrescentou o autarca.

Na última terça feira, os representantes das Juntas de Freguesia do Concelho participaram no edifício da Câmara Municipal, numa sessão de esclarecimentos sobre o Balcão Único do Prédio (BUPi), uma plataforma inserida no Sistema de Informação Cadastral Simplificado, que permite aos proprietários identificar os seus prédios rústicos ou mistos, de forma simples e gratuita, através de um balcão de atendimento presencial ou online, em https://bupi.gov.pt/.

De referir que o BUPi surgiu em 2017, como projeto piloto em dez municípios do Norte e Centro do país, no âmbito da reforma florestal, com o intuito de conhecer o território português de forma simples e inovadora e tendo como objetivos o ordenamento do território, a valorização dos recursos naturais, a identificação dos proprietários e ainda a prevenção dos incêndios rurais.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso