O ovo…

2021-07-04 15:56:02

Hoje venho esclarecer algumas dúvidas acerca da constituição nutricional do ovo. Alimento já utilizado em várias receitas do «Guia Alimentar» pois tem uma constituição nutricional muito interessante e com benefícios para a nossa saúde. São de baixo custo, saborosos, saciantes e apresentam grande versatilidade na culinária.
Em geral, o ovo apresenta um valor energético moderado (72 kcal/55g – 1 ovo), são ricos em proteínas de elevado valor biológico, contêm apenas 2,7g de gordura saturada por 100g. O colesterol presente no ovo tem pouco impato no colesterol sanguíneo. Também são excelentes fornecedores de vitaminas e minerais, importantes para o adequado funcionamento de diversos processos celulares.
É importante clarificar a população para a qualidade nutricional de cada parte do ovo: a gema e a clara. A gema (30,9%) tem maior valor calórico (57,5 kcal), contém proteína (2,7g) e gordura (5,2g). Contém praticamente todas as vitaminas, exceto a vitamina C. Possui 215 mg de colesterol. A clara (57,3%) é principalmente constituída por água e proteína (3,3g), principalmente ovoalbumina. Possui 14,3 Kcal.
Devido à sua excelente constituição pode ter alguns benefícios na saúde, ajuda na formação dos ossos e dentes, melhorias no sistema muscular e em particular na visão. Não está associado ao aumento da prevalência de doenças cardiovasculares apenas se o seu consumo for exagerado.
Este alimento pode ser um alimento com potencial alergénico pela existência das proteínas ovomucoide e ovomacroglobulina na clara do ovo. A maioria das reações alergénicas manifestam-se na pele.
Devemos ter cuidado ao conservar os ovos corretamente no frigorifico e manusear com cuidado, realizar a correta lavagem das mãos, e utensílios antes e depois de confecionar para evitar a contaminação.
Curiosidades…
• A cor da casca e da gema não reflete o valor nutricional do ovo.
• A cor da casca está relacionada com a raça da galinha.
• A cor da gema, depende da alimentação da galinha. Ex.: se a alimentação da galinha for à base de milho a gema vai ser mais amarela.


APN – Associação Portuguesa dos Nutricionista
PNPAS – Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável

Nutricionista
Joana Silva


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso