VALPAÇOS: ‘’Não é por estarmos vacinados que deixamos de contrair a doença’’

2021-07-05 16:50:17

Perante o crescimento da incidência da infeção com o coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal Continental o autarca de Valpaços mostrou-se preocupado e realçou em comunicado que ‘’Não é por estarmos vacinados que deixamos de contrair a doença’’.

A subida de novos casos tem maior incidência nos adolescentes e jovens adultos. Há cinco dias consecutivos que ultrapassamos a barreira dos dois mil novos casos diários. ‘’Se não tomarmos as devidas precauções, voltaremos a ter um aumento de novos casos e logo estaremos como muitas vilas e cidades, com restrições. Ninguém quererá um recuo do desconfinamento no nosso Concelho, logo agora no período de verão, época na qual muitas pessoas nos visitam e o comércio vê possibilidades de aumento do volume das suas vendas’’, diz Amílcar Almeida.

O autarca dirige-se aos valpacenses numa altura em que seria ‘’expetável um verão mais seguro e confortável... ao invés, os epidemiologistas preveem um verão preocupante, muito pior do que o ano passado. Se porventura o verão de 2021 for igual ou pior ao de 2020, a época de inverno pode ser extremamente dramática para o futuro da sustentabilidade do comércio do Concelho. O nosso sucesso coletivo depende das nossas atitudes individuais’’. A Organização Mundial de Saúde alerta para um período muito perigoso da pandemia. A variante Delta Plus é altamente agressiva em contaminação, sendo responsável por cerca de 70% de infeções de novos casos. ‘’É preciso mais empenho e responsabilidade de cada um de nós. Para além do grande trabalho que está a ser feito na área da vacinação, importa, a meu ver, ‘’atacar’’ os comportamentos de risco’’, escreve.

Perante esta situação o autarca pede a todos para não facilitarem. ‘’É fundamental cada um de nós continuar a fazer a sua parte. Não é por estarmos vacinados que deixamos de contrair a doença, temos de continuar a protegermo-nos. Temos que estar atentos. Cuidados redobrados. Não nos esqueçamos de todo o esforço e sacrifício que juntos temos feito e lembro que esta pandemia ainda não terminou, sendo necessário manter as regras da DGS, usar máscara, higienizar as mãos frequentemente e evitar aglomerações’’.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso