R.PENA: ‘’CONTOS – Por poisos d’águias onde nasce o dia’’ assinalou o Dia Mundial das Bibliotecas

2021-07-06 12:30:17

Para assinalar o Dia Mundial das Bibliotecas, a Biblioteca Municipal de Ribeira de Pena, recebeu a apresentação do livro “CONTOS – Por poisos d’águias onde nasce o dia”, de Manuel Vaz de Carvalho.

Natural de Cerva, Manuel Vaz de Carvalho era um homem de causas, que tinha um grande amor pela família. Advogado, músico e escritor, conservou até ao fim o amor pela sua terra natal.

A apresentação do livro esteve a cargo de Leonor Vaz de Carvalho, sua filha, que recordou vários acontecimentos vividos na companhia do pai.

João Noronha, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, relembrou também alguns momentos passados com Vaz de Carvalho e referiu que “foi muito bom recordar este amigo, com um talento especial com as palavras e que deixou um legado extraordinário”.

A apresentação contou também com a intervenção musical de Paulo Vaz de Carvalho que proporcionou aos convidados um refrescante momento de descontração ao declamaram juntos mais excertos do autor.

“CONTOS – Por poisos d’águias onde nasce o dia” é uma edição comemorativa do centenário de nascimento do autor.

Neste evento foi também inaugurada a exposição “Gotas da Cultura”, promovida pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Tâmega, RIBAT.

A exposição mostra o valor da água na região através da literatura, recolhendo palavras de vários escritores conhecidos como Camilo Castelo Branco de Ribeira de Pena, José Barros de Boticas, Mário Carneiro de Chaves, Bento da Cruz de Montalegre, Adérito Freitas de Valpaços e Sousa Costa de Vila Pouca de Aguiar.
A exposição estará patente ao público durante o mês de julho, na Biblioteca Municipal de Ribeira de Pena de segunda a sexta das 9h às 13h e das 14h às 17h30.

Esta iniciativa do Município de Ribeira de Pena tem como objetivos apoiar a produção literária e a cultura do nosso concelho e divulgar o trabalho dos autores locais.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso