MONTALEGRE: ''Pedalar pela APSA'' passa por Montalegre 13 de julho

2021-07-07 09:18:17

A iniciativa ''Pedalar pela APSA'' passa por Montalegre no próximo 13 de julho. Trata-se de uma viagem solidária cujo fim é contribuir para a notoriedade da mesma e para a sensibilização do que é a Síndrome de Asperger.

A organização, liderada por Filipe Gaivão, irá percorrer o país de norte a sul de bicicleta enquanto se organizam encontros e debates em diversos pontos da viagem.

Esta iniciativa pretende, para além da festa à passagem pelas principais vilas e cidades, respeitando as regras de segurança, juntar as pessoas em algumas delas para sessões de sensibilização sobre a Síndrome de Asperger, principalmente os pais e professores. A jornada em bicicleta inicia na Universidade do Minho e durante o percurso irá passar por Montalegre, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro e Setúbal antes de terminar em Lisboa após um percurso de 12 dias com uma extensão de 1.300 km.

A Síndrome de Asperger é uma perturbação neuro-comportamental de base genética. Pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações na iteração social, na comunicação e no comportamento. Embora seja uma disfunção com origem num funcionamento cerebral particular, não existe marcador biológico, pelo que o diagnóstico se baseia num conjunto de critérios comportamentais.

‘’Depois de prevista para 2020 e ter sido adiada, em 2021 na companhia de alguns amigos irei ‘Pedalar pela APSA’’ (Sociedade Portuguesa de Síndrome de Asperger) percorrendo o país de norte a sul tentando levar às pessoas o conhecimento desta doença do espectro do autismo e que afeta tantas pessoas e que muitas vezes se deparam com o desconhecimento de como lidar com eles. Queremos ser muitos a pedalar por esta causa, modificar consciências e não deixar esquecer uma causa. Assim, agradecemos que também possam dar a conhecer esta iniciativa de modo que grupos locais de ciclistas se possam juntar a nós em uma, em parte ou em várias etapas, explicou Filipe Gaivão da Organização – ‘’Pedalar pela APSA’’.

ETAPAS

13 de julho - Braga - Montalegre
14 de julho - Montalegre - Vila Real
15 de julho - Vila Real - Viseu
16 de julho - Viseu - Guarda
17 de julho - Guarda - Castelo Branco
18 de julho - Castelo Branco - Portalegre
19 de julho - Portalegre - Évora
20 de julho - Évora - Beja - Castro Verde
21 de julho - Castro Verde - Faro
22 de julho - Faro - Odemira
23 de julho - Odemira - Setúbal
24 de julho - Setúbal - Lisboa (Casa Grande)

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso