V.P.AGUIAR: Concelho com Área Integrada de Gestão da Paisagem

2021-07-19 15:40:53

Esta segunda feira, 19 de julho, foram aprovados e assinados 47 contratos-programa nacionais que integram o PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, acompanhado por Duarte Marques, da AguiarFloresta, marcaram esta segunda feira presença em Pampilhosa da Serra, para assinar um contrato para Área Integrada de Gestão da Paisagem, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, onde esteve também presente o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, o secretário de Estado das Florestas, João Paulo Catarino, e mais representantes do setor florestal.

Para o governante António Costa, ''esta é uma oportunidade que estes municípios souberam já agarrar'' através destas 47 áreas pretendemos iniciar a reestruturação do setor florestal com aproveitamento e concretização do PRR.

Alberto Machado sublinha que ''a candidatura que propusemos para aprovação que hoje resulta na assinatura deste contrato-programa, sem qualquer dúvida, aporta valor para o nosso Concelho e irá permitir novas oportunidades de criar rendimento, em simultâneo, com preservação da nossa paisagem tradicional que é só por si garantidamente uma mais-valia para o território''.

Duarte Marques acredita que o projeto de envolvimento entre privados e entidades públicas permitirá ''definir o procedimento para uma paisagem de excelência, também mais rentável e mais protegida dos incêndios''.

As Áreas Integradas de Gestão da Paisagem visam dar resposta à necessidade de ordenamento de área florestal que promova a resiliência aos incêndios e a promoção da encomia rural. Para tal, serão criadas as condições necessárias para executar um modelo de gestão suportado por um programa multifundos de longo prazo que disponibiliza apoios ao investimento, às ações de manutenção e gestão ao longo do tempo e à remuneração dos serviços dos ecossistemas locais.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso