Concelho valpacense estava em alerta e recua no desconfinamento. Já Montalegre e Vila Pouca de Aguiar integram agora, a lista de 29 concelhos em alerta devido à Covid-19.
Uma semana depois, o Governo volta a atualizar a lista dos concelhos de risco elevado, muito elevado e em alerta.
Chaves mantém-se em risco elevado e Valpaços junta-se ao concelho flaviense. Depois de uma semana em alerta o concelho valpacense vê-se agora obrigado a recuar no desconfinamento.
Já Montalegre e Vila Pouca de Aguiar integram a lista de 29 concelhos em alerta devido à Covid-19 , correndo o risco de recuar na próxima avaliação do Governo.
O nível de risco elevado aplica-se aos concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional.
Assim nos concelhos de Chaves e Valpaços, o teletrabalho é obrigatório quando as funções o permitam. Os restaurantes, cafés e pastelarias devem funcionar até às 22h30, no interior com um máximo de seis pessoas por grupo e em esplanada 10 pessoas por grupo. Nos estabelecimentos de restauração, o acesso para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo, às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia.
Os espetáculos culturais têm os mesmo horários da restauração. O comércio a retalho funciona até às 21 horas e os casamentos e batizados com 50% da lotação. A circulação na via pública está limitada a partir das 23 horas nos concelhos de risco elevado e muito elevado.
É exigido teste negativo ou certificado digital para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local.
A permissão de prática de todas as modalidades desportivas, sem público, permissão de prática de atividade física ao ar livre e em ginásios, eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela Direção -Geral da Saúde (DGS), lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.
O número concelhos em risco elevado subiu de 43 para 55 (+ 12), enquanto os concelhos em alerta desceram ligeiramente de 30 para 29.
Na lista de concelhos de risco muito elevado encontram-se 61 concelhos (+14) embora nenhum seja do Alto Tâmega.
Neste momento a região do Alto Tâmega tem 358 casos em fase ativa da doença. Chaves contabiliza 214 casos, Valpaços, tem 47 casos, Vila Pouca de Aguiar regista 38 casos, Ribeira de Pena tem 10, Boticas 7 casos, e Montalegre 42.