CHAVES: Flaviense cria escultura a partir de uma árvore

2021-07-26 12:32:28

Bruno Cunha já nos habituou a grandes esculturas em tamanho e em qualidade. O jovem flaviense, natural de Abobeleira, concluiu no final de janeiro deste ano uma escultura do Arcanjo São Miguel realizada ao longo de 10 anos, a partir de um bloco maciço, com cerca de sete toneladas.

Há cerca de dois anos decidiu aventurar-se na criação de uma nova escultura e em 2020 colocou mãos à obra e fez um militar da GNR da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS). A obra foi cumprida a partir de um pinheiro bravo ‘’uma árvore com uma envergadura que nunca tinha visto num pinheiro bravo, a base dele tinha um metro e pouco de diâmetro’’, explica o artista que usou um pedaço do meio da árvore. ‘’Um pinheiro que sem motivo aparente morreu, mas ficará eternizado na arte para todo o sempre’’.

Bruno Cunha é militar desta unidade especializada da GNR em Vidago e executou a obra em homenagem a todos os militares da GNR da UEPS ‘’que todos os anos arriscam a vida em prol da população e sobretudo da nossa floresta’’.

A UEPS é a unidade especializada da GNR que tem como missão executar ações de prevenção e de intervenção em acidentes graves e catástrofes, designadamente nas ocorrências de incêndios rurais, matérias perigosas, cheias, sismos, busca, resgate e salvamento em diferentes ambientes, bem como em outras situações de emergência de proteção e socorro.

Prestes a concluir este trabalho, o flaviense já apelidou a escultura, chama-se ‘’2050’’. Significa todos os militares que em 2006 ingressaram esta força pela primeira vez, aquando da sua criação na altura designada por GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro). ‘’Foram estes primeiros militares que criaram o espírito de sacrifício e camaradagem que existe nesta força até aos dias de hoje’’.

A escultura, em tronco de madeira, do militar da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro ficará no Centro de Meios Aéreos (CMA) de Vidago.
Em mármore, Bruno Cunha também já desenvolveu para o Centro de Meios Aéreos de Ribeira de Pena o símbolo do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) agora Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS).

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso