CHAVES-VERÍN: Eurocidade participa no XII Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal

2021-07-29 09:26:31

A Eurocidade Chaves-Verín, AECT, representada pelo Diretor Executivo, Pablo Rivera, esteve presente no XII Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal.

Durante a mesa redonda sobre cooperação de proximidade, moderada pelo Vice-Presidente 1º da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, o Diretor Executivo, em representação da Eurocidade Chaves-Verín, AECT, destacou o papel deste Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) como representante da cooperação de proximidade assim como da sua capacidade em dar resposta institucional a ambos lados da fronteira aos problemas e às necessidades da população das zonas fronteiriças.

Neste sentido, foi destacada a posição da Eurocidade Chaves-Verín no sistema de governança multinível da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal e da importância dos seus êxitos serem partilhados no âmbito da comunidade de trabalho G-NP. Deste modo, o Diretor Executivo destacou que: “A cooperação sempre será o sucesso de todos”.

Por outra parte, o Diretor Executivo, apresentou os objetivos da Agenda 2030 da Eurocidade Chaves-Verín, AECT:

- Lançamento da Agenda Urbana com plano de investimento conjunto focado na cooperação local.
- Expansão institucional do território de intervenção do AECT.
- Consolidação e reforço da rede transfronteiriça de postos de informação turística.
- Requalificação e valorização do corredor ambiental do rio Tâmega transfronteiriço e consolidação do destino Chaves-Verín.
- Melhoria das acessibilidades do eixo interior Galiza-Norte de Portugal:
- Transporte transfronteiriço de passageiros Chaves-Verín.
- Infocenter transfronteiriço Chaves-Verín.

Em nome da Eurocidade Chaves-Verín, Pablo Rivera, concluiu a sua intervenção expressando o seu agradecimento à Comunidade de Trabalho, presidida pela Xunta de Galicia e pela CCDR-N, pelo apoio que a Eurocidade Chaves-Verín recebeu nestes últimos 10 anos. Com um agradecimento especial dirigido ao presidente cessante da comunidade de trabalho, Presidente da Xunta de Galicia, Alberto Núñez Feijóo e ao Presidente da CCDR-N, António Cunha, a quem assumirá o cargo de presidente da Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal para os próximos dois anos.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso