Um terreno comunitário vedado na freguesia de Cabril, em Montalegre, foi alvo de atos de vandalismo, na última quinta feira.
Os atos aconteceram no período noturno após os Baldios de Cabril, uma organização comunitária local, ter desenvolvido uma atividade de segada do centeio com a colaboração da comunidade.
“Hoje estava prevista a Carrejada do centeio em Currais de Lagoa e não aconteceu após uma atitude cobarde pela calada da noite que transformou em cinzas todo o esforço desenvolvido por todos os cabrilenses’’, realçou à Sinal TV Márcio Azevedo Presidente da Junta de Freguesia de Cabril.
O também responsável pelo projeto Carrejadas suspeita que este terreno tenha sido alvo de fogo posto e fez saber que vai avançar com uma queixa junto das autoridades competentes.
A atividade, prevista para este sábado, foi suspensa mas Márcio Rodrigues garante que a mesma será realizada no próximo sábado, dia 21 de agosto.
O Conselho Diretivo dos Baldios de Cabril é responsável pelo projeto Carrejadas que tem conseguido recuperar uma tradição secular desta freguesia e em 2019 venceu a 3ª edição do Programa EDP Tradições.
A malhada e a carrejada é uma das atividades deste projeto ligado às tarefas agrícolas com grande importância histórica, social e cultural para a comunidade.
Sara Esteves