REGIÃO: Projeto RAP vai dar apoio a crianças e jovens vítimas de Violência Doméstica

2021-09-09 14:55:10

A Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica ‘’Um Novo Começo’’ da Delegação de Chaves da Cruz Vermelha Portuguesa, passou a ter, desde o dia 1 de setembro, a sua resposta reforçada no apoio às vítimas de Violência Doméstica, com a criação da Resposta de Apoio Psicológico para Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica (RAP).

Com a criação do projeto RAP ‘’pretendemos disponibilizar uma resposta de apoio psicológico e psicoterapêutico, especificamente, direcionado para crianças e jovens vítimas de violência doméstica’’, esclareceu o Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica do Alto Tâmega.

O apoio será prestado de forma gratuita e confidencial, recorrendo a metodologias de intervenção individual ou em grupo, baseadas em abordagens psicoterapêuticas focadas no trauma.

O RAP terá uma intervenção territorial nos seis concelhos do Alto Tâmega, nomeadamente, Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, ‘’constituindo-se, assim, como uma resposta local de proximidade’’, disse o Gabinete.

De recordar que a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, lançou recentemente um concurso com a dotação de 2,788 milhões de euros para o reforço do apoio psicológico e psicoterapêutico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica atendidas e/ou acolhidas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Sara Esteves
Fotografia: David Teixeira


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso