CHAVES: Semana europeia da mobilidade arranca hoje com várias atividades

2021-09-16 11:08:19

Em Chaves, no dia 22 de setembro, as viagens serão gratuitas nos Transportes Urbanos de Chaves (TUC).

Após o sucesso do Dia Europeu sem Carros (DESC), em 2000 e 2001, foi lançada em 2002 a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), mais concretamente a 19 de abril, durante a Semana Verde, em Bruxelas, pela Comissária para o Ambiente e com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia. Esta campanha é uma parceria entre a Coordenação Europeia, as Autoridades locais e a Comissão Europeia.

Anualmente de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, ‘’com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular’’.

Vários municípios associaram-se a esta campanha, e no caso do concelho de Chaves, estão previstas várias atividades para assinalar a SEM. Por exemplo, no dia 22 de setembro, as viagens serão gratuitas nos Transportes Urbanos de Chaves (TUC).

De 16 e 17 de setembro haverá um ‘’Passeio de Bicicleta’’ pela ciclovia, no qual poderão participar com bicicleta própria ou disponibilizada pelo município de forma gratuita.

Estão previstas a 18 de setembro, aulas de dança e disponibilização de bicicletas, no Largo General Silveira e no dia 21 de setembro decorrerá a atividade ‘’Move-te pela tua Saúde’’, promovida pela Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa – Alto Tâmega, no Largo General Silveira, Largo do Monumento e na Madalena, havendo ainda palestras do projeto ‘’Escola Segura’’ pela PSP, nas escolas EB N.º5 de Casa dos Montes, EB1 N.º 1 de Santo Amaro, EB1 N.º3 do Caneiro e Centro Escolar Santa Cruz/Trindade.

No último dia da SEM haverá animação de rua e disponibilização de bicicletas para experimentar uma locomoção citadina mais saudável, ‘’Music Sessions’’, com animação musical no interior dos Transportes Urbanos de Chaves. Para assistir basta que faça uma viagem nos autocarros.

De referir que o Município de Chaves é uma das seis autarquias a nível nacional que aderiu ininterruptamente a esta iniciativa.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso