O projeto EUROCIDADE_2020 foi escolhido, mais um ano, para representar o POCTEP no evento anual do Interreg, o Interreg Annual Event 2021, destacou a Eurocidade em comunicado.
A representação do projeto será em forma de cápsula de vídeo, que será exibida no evento e divulgada nas redes sociais. O projeto enquadrar-se-á no objetivo político 5, PO5 uma Europa mais perto dos cidadãos, uma das cinco prioridades que os programas Interreg podem apoiar para promover o desenvolvimento transfronteiriço.
Do projeto Eurocidade 2020, o vídeo produzido pela Comissão Europeia irá ‘’destacar ações realizadas no território da Eurocidade Chaves-Verín como a agenda cultural, o transporte urbano transfronteiriço, o cartão de eurocidadão e a colaboração e utilização partilhada de diferentes serviços’’.
Para além da Eurocidade Chaves-Verín, AECT, são os parceiros deste projeto a Direção-Geral da Xuventude, Participación e Voluntariado; o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ); a Fundação Galicia Europa e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).
Este evento anual do Interreg, que destaca os projetos e a importância do programa, irá decorrer em formato híbrido nos dias 7 e 8 de outubro. A abertura será realizada pela Comissária Europeia de Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.
O projeto Eurocidade 2020, iniciado em 2017, é essencialmente um projeto de cooperação transfronteiriça, que ‘’tem fomentado o diálogo entre os diversos agentes do território da Eurocidade e tem consolidado a cooperação entre eles, promovendo a sua participação nas ações que preparam a Eurocidade Chaves-Verín para os desafios do futuro. Na temporada pós-2020, pretende-se cumprir os objetivos da Europa 2020, promovendo a cooperação transfronteiriça como gerador de um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável, a favor da melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos europeus’’.
O projeto Eurocidade 2020 reforçou a abordagem da Europa 2020 aos cidadãos: o projeto piloto TUT foi lançado para grandes eventos, feiras e mercados o que permitiu avaliar a procura de transporte por parte da população. Foi reforçada a rede de postos de turismo e a marca “Eurocidade da Água” como destino turístico transfronteiriço. A sala de ensaios foi melhorada com uma cabine de gravação profissional e foram realizadas mais de 300 atividades transfronteiriças (turismo, educação, empreendedorismo, exportação, digitalização, cultura, desporto, termalismo, etc). O gabinete tranfronteiriço da juventude foi incrementado e ocorreu a criação de novo material turístico de merchandising. O projeto também ‘’permitiu avançar com o plano estratégico da agenda urbana Eurocidade 2030, reformar as páginas web e realizar um estudo para expandir a Eurocidade. Ocorreu o reforço da promoção da rota termal e da água, do caminho do contrabando e da monitorização turística. Este projeto representa um total de 1.775.405,15 euros entre os sete parceiros do projeto’’.