Esta quinta-feira, pelas 10 horas, no Pavilhão Multiusos de Montalegre, a Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã (APFTFB) lança um novo projeto para a valorização do fumeiro de Montalegre.
A iniciativa vai trabalhar diretamente com os produtores, capacitando-os e incentivando-os para a promoção e diferenciação de um dos produtos mais distintivos do país. O projeto chama-se «Fumeiro e Presunto de Montalegre - Qualificar, diferenciar e Posicionar», junta cerca de 70 produtores e dá continuidade a um primeiro projeto que deixou raízes importantes para os agentes da fileira. A ação conta com a presença do presidente do município de Montalegre, Orlando Alves.
O projeto junta a tradição à especialização e aos altos padrões de qualidade, incentivando os produtores a uma maior especialização técnica, qualificação e a uma aposta na comercialização e comunicação. O projeto divide-se em três ações centrais. Primeiro serão dinamizadas um conjunto de ações de capacitação individuais aos produtores que visam sensibilizar e qualificar os produtores para as vantagens e oportunidades da implementação da certificação IGP. A segunda ação tem como objetivo a valorização do fumeiro e presunto de Montalegre. Para efeito, serão realizadas ações de capacitação conjuntas para sensibilização e informação dos produtores. Fatores de produção animal e transformação, embalagem, acondicionamento e marketing do produto, tendências tecnológicas adaptáveis à produção tradicional de presunto e fumeiro, posicionamento dos produtos no mercado serão algum dos temas abordados, por forma a capacitar o tecido empresarial em várias temáticas determinantes para o sucesso da atividade. Prevêem-se, ainda, várias visitas técnicas a entidades e empresas de referência que permitirão aos produtores ver in loco um conjunto de boas práticas e tecnologias que os ajudem a melhorar e inovar nos seus processos e produtos.A promoção e divulgação do fumeiro e presunto de Montalegre também não será descurada. Assim, na terceira ação estão previstas uma série de iniciativas para reforçar o posicionamento destes produtos de excelência no país, nomeadamente, a presença em feiras nacionais e um reforço na promoção digital. Outra das novidades é a campanha «Fumeiro e Presunto sobre Rodas» que irá decorrer nos locais turísticos e emblemáticos da cidade do Porto, com o objetivo de dar a conhecer a singularidade dos produtos e do seu processo de fabrico tradicional junto de potenciais consumidores urbanos.
Este projeto dá continuidade ao «Fumeiro de Montalegre – Cooperar para Competir e Desenvolver» que decorreu entre fevereiro de 2017 e julho de 2019 onde, recorde-se, teve como grandes pilares a capacitação e a promoção. Neste âmbito, os agentes do fumeiro de Montalegre receberam apoio relativamente à adoção de boas práticas através da capacitação e dinamização da fileira. Foi elaborado um plano estratégico que resultou da auscultação e caraterização da fileira; foram realizados vários encontros, visitas de estudo e ações de capacitação e criado um manual de boas práticas. Paralelamente, foi promovida a marca «Fumeiro de Montalegre» que procurou destacar a singularidade e autenticidade destes produtos. Este novo projeto vai prolongar-se até fevereiro de 2023 e tem um investimento previsto a rondar os 245 mil euros.
Como já foi aqui vincado, este projeto arranca já esta quinta-feira no Pavilhão Multiusos de Montalegre. Será a primeira sessão de capacitação. A abertura estará a cargo do Presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves e do Presidente da APFTFB, Boaventura Moura. Segue-se a comunicação de Fernando Pereira da APFTFB que irá apresentar o projeto «Fumeiro e Presunto de Montalegre – Qualificar, Diferenciar e Posicionar». A sessão conta ainda com as intervenções de Helena Ribau e Alfredo Pereira (Ruris) que irão debruçar-se sobre a «Importância da IGP na valorização do Fumeiro de Montalegre». O encontro termina com a apresentação da proposta da versão 2021/2022 da Plataforma de Venda Online de Fumeiro de Montalegre, por João Costa (SOOS). Salientar que este projeto decorre de uma candidatura aprovada ao Sistema de Incentivos às Ações Coletivas, do Norte 2020 e estará em curso até fevereiro de 2023.