CHAVES: Adesão à greve é quase nula nos três agrupamentos

2021-10-04 15:47:12

A greve nacional de professores agendada para esta segunda feira, 4 de outubro, não está a causar impacto nos três agrupamentos de escolas do concelho de Chaves.

A adesão é muito reduzida ou praticamente nula, uma vez que, apenas cerca de três professores do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins aderiram à greve convocada pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE).
No Agrupamento de Escolas António Granjo não há registo de nenhum professor a cumprir a greve nacional, quer na escola sede ou na Escola Dr. Francisco Carneiro.

O mesmo cenário acontece no Agrupamento Fernão de Magalhães, onde nenhum docente fez greve esta segunda feira, quer no Liceu quer na Escola de Vidago. Todos os professores em falta estão ausentes por outros motivos.
Já a nível nacional, e segundo fonte do SIPE, a adesão à greve é de 50% quer no período da manhã e da tarde, o que obrigou ao encerramento de várias escolas. Milhares de alunos estão sem aulas esta segunda-feira numa paralisação que varia consoante a zona do país.

De acordo com o Sindicato Independente de Professores e Educadores, a greve foi decidida a 17 de setembro para ‘’pressionar a tutela a retomar as negociações relativas à avaliação e progressão na carreira docente, à aposentação, aos concursos, às ultrapassagens na carreira entre docentes com o mesmo tempo de serviço, e à reversão da componente letiva’’.

Sara Esteves
Fotografia: David Teixeira

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso