A mensagem de texto pede, normalmente, para clicar num link de modo a ‘verificar’, ‘atualizar’, ou ‘reativar’ a sua conta. Mas… o link leva a uma página falsa.
Estas mensagens são enviadas em nome de empresas conhecidas, geralmente de comercializadoras de energia, de operadores de telecomunicações e de empresas de entrega de encomendas.
Este método de burla tem estado a aumentar e a GNR aconselha a que não responda ou forneça, nestas situações, quaisquer dados pessoais; Não carregue em links, anexos ou imagens que receba em mensagens de texto não solicitadas, sem verificar o remetente; Desconfie de mensagens com endereços estranhos, números de telefone estrangeiros ou português incorreto; Não deixe que o apressem. Verifique calmamente tudo o que precisa antes de responder; Não efetue pagamentos de faturas que desconhece ou forneça dados de pagamento para encomendas que não realizou; Nunca responda a mensagens de texto que lhe peçam o PIN, passwords de acesso ao banco ou outros códigos de segurança; Se acha que respondeu a uma mensagem de smishing, indicando dados bancários, contacte o seu banco imediatamente.