REGIÃO: Outubro Rosa mês de prevenção do cancro da mama

2021-10-07 18:39:10

O movimento conhecido por ‘Outubro Rosa’ (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

Durante o mês de outubro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro e na cidade de Chaves a Associação Partilhas e Cuidados, desafia a comunidade a juntar-se ao movimento “Outubro Rosa”, propondo o desenvolvimento de iniciativas solidárias, com particular destaque para aquisição da T-shirt solidária da campanha AMO-TE, que se encontra à venda em algumas lojas da cidade de Chaves que aderiram à campanha.
A Associação convida toda a comunidade a aderir e a T-shirt solidária pode ser adquirida por 7 Euros.
O cancro da mama é um relevante problema de saúde pública. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), o cancro da mama é o mais frequente (prevalente) em Portugal e em todo mundo.
Em 2020, no nosso país, estima-se que 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1800 tenham morrido com esta doença. Apesar de ser o tipo de cancro mais incidente na mulher (com maior número de casos), cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso