CHAVES: Misericórdia de Chaves assinala Dia Internacional do Idoso

2021-10-08 15:23:56

As Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) da Misericórdia de Chaves promoveram um dia de atividades para comemorar o Dia Internacional do Idoso, para consciencializar para os desafios do envelhecimento nos nossos dias.

Momentos de oração, jogos tradicionais, ginástica e animação musical foram algumas das ações que assinalaram o Dia do Idoso que culminou com um lanche comemorativo.

Aos 80 anos, Otília Teixeira não esconde a ansiedade com que aguarda que as rotinas do lar voltem à normalidade, depois de um ano e meio em confinamento, sobretudo pelas saídas ao exterior e pelo contacto com os familiares. “Estou ansiosa por abraçar a minha filha e os meus netos e poder ir para a rua passear sem restrições”, disse a utente residente no Lar Nossa Senhora da Misericórdia, que antes do confinamento tinha por hábito caminhar cerca de uma hora e meia por dia.


Contribuir para a diminuição dos efeitos da pandemia


Reconhecendo que a pandemia colocou em evidência as fragilidades de um dos grupos mais vulneráveis à Covid-19, com implicações na sua capacidade funcional e alterações do estado cognitivo e emocional, a equipa de animação sociocultural da instituição, dinamizadora da atividade, pretende ‘’sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa’’. Mas, muito para além do simbolismo do Dia do Idoso ‘’é importante lembrar’’, considerou Carla Simão, que faz parte da equipa de animação, que ‘’a missão’’ dos animadores socioculturais da instituição ‘’nos restantes dias do ano é exatamente a mesma, proteger, cuidar, animar e proporcionar momentos agradáveis que permitam ao idoso esquecer as dores e as tristezas que a vida por vezes lhe causa’’.

Para o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, ‘’é muito gratificante quando os vemos a festejar um dia tão especial e testemunhamos a alegria deles, acreditando que estamos a ultrapassar este flagelo mundial’’. No Dia do Idoso, Jorge Pinto de Almeida destacou ainda, ‘’o reconhecimento de todos que na instituição contribuem para a dignificação e o cuidado da população idosa’’.
Fotografia: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso