REGIÃO: Bombeiros querem continuidade dos CODIS do distrito

2021-10-19 09:39:43

A Federação dos Bombeiros do Distrito de Vila Real, através de uma carta, dirigida aos comandantes distritais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), apelaram à continuidade em função dos dois comandantes operacionais distritais (CODIS), que pediram a exoneração do cargo.

A Federação dos Bombeiros do Distrito Vila Real apela a Álvaro Ribeiro e Borges Machado que revejam a decisão, argumentando que «o trabalho desenvolvido por parte de vossas excelências, baseado na competência, saber, proximidade, diálogo e entreajuda, tem tido resultados muito positivos, em todas as áreas, nomeadamente no que concerne ao Sistema de Gestão integrada de Defesa da Floresta», lê-se na referida carta.

«Assim, sem querer limitar a vossa liberdade pessoal, mas apelando ao vosso elevado sentido de dever e responsabilidade, mais uma vez vos pedimos que reconsiderem a vossa intenção, sendo certo que da nossa parte tudo faremos para merecermos o vosso voto de confiança», lia-se ainda no documento que seguiu também com o conhecimento para o Ministério da Administração Interna.

Este pedido de exoneração acontece a poucos meses da implementação da lei orgânica da ANEPC que cria os comandos sub-regionais de emergência e proteção civil e põe fim aos atuais comandos distritais de operações e socorro (CDOS).

Os comandos regionais já foram nomeados, faltando a criação dos 23 comandos sub-regionais de emergência e proteção civil.

O distrito de Vila Real vai ficar dividido em três sub-regiões, o Alto Tâmega, que cobre seis concelhos, Alto Ave, onde vai ficar Mondim de Basto e a sub-região do Douro, onde ficam os outros sete concelhos, perfazendo um total de 19 municípios dos distritos de Vila Real, Viseu, Guarda e Bragança.


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso