R.PENA: Ninhos de vespa asiática preocupam freguesia de Cerva

2021-10-21 16:16:25

A Junta de Freguesia de Cerva e Limões no concelho de Ribeira de Pena está a alertar a população para a existência de ‘’inúmeros’’ ninhos de vespa asiática, que se instalam sobretudo em sótãos e telhados.

Nos últimos tempos a presença de ninhos desta vespa velutina têm surgido ‘’com mais intensidade’’ o que tem levado a freguesia a chamar a atenção para a necessidade de uma correta identificação e alerta à freguesia.

‘’Apelamos a que façam uma inspeção aos edifícios. Apelamos também, aos familiares e amigos de pessoas mais idosas que façam este tipo de inspeção e entrem em contacto connosco’’, disse Fernando Lourenço, Presidente da Junta de Freguesia.

A Junta de Freguesia tem desde 2018 uma equipa, constituída por sapadores florestais, com os meios necessários para a destruição em segurança dos ninhos. Através do recurso a três sistemas, a queima, a injeção de um químico e do uso de uma arma para eliminação da vespa velutina em ninhos inacessíveis.
Os ninhos costumam ser implantados em locais de difícil visibilidade, geralmente nas copas das árvores, mas neste momento ‘’aproximam-se das habitações colocando em perigo as populações. É nesse sentido que dizemos às pessoas para terem cuidado e realizarem algumas inspeções em locais propícios a existir ninhos, como portas, chaminés e varandas’’, disse à Sinal TV Fernando Lourenço.

A Vespa velutina ou asiática é uma espécie exótica, proveniente da região norte da India, leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia. Na Europa a espécie espalhou-se rapidamente por todo o território francês após a sua introdução não intencional em 2004. Em Portugal, a sua presença foi confirmada inicialmente no norte do país em 2011.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso