No concelho de Ribeira de Pena há 12 centros de convívio que reabriram após quase dois anos encerrados devido à pandemia de Covid-19. A cerimónia de reabertura realizou-se na última quarta feira no Auditório Municipal.
João Noronha, Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, salientou o impacto que este projeto tem ‘’na promoção de um envelhecimento ativo e a confraternização que proporciona entre os Ribeirapeneses oriundos dos diferentes pontos do concelho, principalmente após estes dois anos de ausência dos centros de convívio, que veio a intensificar isolamento social e a solidão’’.
O autarca referiu ainda que ‘’todos participantes devem manter presente que ainda não é tempo para relaxarmos na atenção e vigilância face ao risco de contágio pela covid-19’’.
Este ano as atividades existentes vão ser realizadas de acordo com as recomendações da DGS. Haverá sessões de ginástica, alfabetização, trabalhos manuais, pintura a óleo, massagens, manicure, saúde e psicologia.
Os centros de convívio estão sediados em Agunchos, Alvadia, Canedo, Cerva, Balteiro, Bragadas, Daivões, Limões, Salvador, Santa Eulália, Santa Marinha e Santo Aleixo de Além Tâmega e são assegurados pelo Município, em parceria com as Juntas de Freguesia e a Adripóio.