REGIÃO: ACISAT contra a desqualificação dos tacógrafos e taxímetros

2021-11-26 10:14:17

A Associação Empresarial do Alto Tâmega, ACISAT e a Associação Comercial e Industrial de Mirandela, ACIM pedem a suspensão imediata do despacho que pretende a desqualificação de entidades como reparador /instalador de tacógrafos e taxímetros.

Entendem estas associações que, ‘’tal decisão de uma instituição sob o poder do Ministério da Economia vem mais uma vez prejudicar fortemente regiões como as que representamos, provocando falências e desemprego direto, num setor essencial de suporte à atividade de transporte’’, explicam Vítor Pimentel e Vítor Borges ambos Presidentes da ACISAT e ACIM, respetivamente.

Os dois representantes ‘’condenam veemente’’ o despacho nº 11222/2021 do IPQ, Instituto Português da Qualidade que vem inibir os reparadores e instaladores de Tacógrafos e Taxímetros de efetuar qualquer reparação ou instalação destes componentes a partir do dia 1 de janeiro de 2022.

Em comunicado conjunto que este despacho ‘’obrigará a deslocações longas até ao local onde um operador esteja qualificado, com as consequências nos consumos, paralisação das viaturas e tempos de trabalho dos motoristas’’. Recordam que ‘’aquilo que se fazia numa única operação passará a ser feita, pelo menos, em duas operações em dois locais distintos, com o acréscimo de custo inerente’’, acrescentam apelando ‘’ao mais elementar bom senso’’.

Sara Esteves
Fotografias: DR


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso