Campanha “Luzes com Presença” está a iluminar 20 aldeias do país isoladas.
Maria da Libração Alves e Francisco Costa são o único casal que vive na pequena aldeia de Cubas no concelho de Vila Pouca de Aguiar.
Apesar de residirem numa aldeia isolada, onde já viveram cerca de 70 pessoas, o natal será iluminado pela campanha “Luzes com Presença” que visa combater a Solidão e o Isolamento Social”, referiu a Missão Continente que está a acender luzes de natal em 20 aldeias remotas portuguesas, uma por cada distrito, com o objetivo de “fazer com que os residentes se sintam um pouco mais acompanhados nesta época”.
A ação simbólica começou em Cubas a 10 de dezembro e deixou o Presidente da Junta de Freguesia de Valoura contente pela mesma iniciar nesta mítica aldeia do concelho de Vila Pouca de Aguiar.
“O combate à solidão e ao isolamento social é claramente de enaltecer e uma necessidade. Diariamente nós, Junta de Freguesia, estamos no terreno para manter a nossa gente mais próxima e digna. Em conjunto com a Câmara Municipal temos felizmente conseguido manter um critério de igualdade para todos. Hoje, temos a sensação de ter ganho uma nova força e esperemos que a campanha sensibilize de verdade, porque esta gente sabedora, genuína e resiliente merece sentir o calor e a magia no seu dia-a-dia”, referiu Paulo Santos.
A campanha Luzes com Presença decorre até 6 de janeiro de 2022, em todas as lojas Continente, de norte a sul do país e ilhas, através da venda de vales de um euro em que o valor angariado “reverte integralmente para financiar projetos de 11 instituições, duas com atuação nacional e nove ide atuação local na área do combate e prevenção da Solidão e Isolamento Social, destaca em comunicado a Missão Continente.
Uma das instituições apoiadas pela campanha é o Centro Social Nossa Senhora do Extremo, em Vila Pouca de Aguiar, a propósito do seu projeto Vila Mais Perto, uma estratégia de combate ao isolamento não desejado, que ajuda a população através do apoio à mobilidade, com deslocação à sede do concelho de forma gratuita, à inclusão digital com recurso a ferramentas básicas de comunicação, apoio psicológico e de enfermagem.
Segundo Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente, “esta campanha fará certamente a diferença nos projetos destas instituições que se dedicam a combater a Solidão e o Isolamento Social, algumas de atuação mais regional e local, que fazem toda a diferença nas comunidades que apoiam’’.
Sara Esteves