CHAVES: Escola de Vidago reabriu após surto de Covid-19

2021-12-13 18:57:34

Cerca de 180 alunos regressaram esta segunda-feira ao ensino presencial.


A Escola Básica de Vidago esteve encerrada cerca de uma semana devido a vários casos de Covid-19 entre alunos, pais e assistentes operacionais. Os alunos ficaram em ensino à distância e só iriam regressar à escola a 10 de janeiro mas, ao contrário do previsto, esta segunda-feira cerca de 180 crianças voltaram ao ensino presencial.

“Regressaram todos os alunos menos os que estavam em isolamento profilático”, disse Luíz Mário Carneiro, diretor do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães.
A Delegação de Saúde do ACES do Alto Tâmega e Barroso e a Escola ‘’entenderam que estavam reunidas as condições para os alunos não infetados regressarem às aulas presenciais, dada a evolução epidemiológica favorável’’.

Após casos de Covid-19, toda a comunidade escolar foi testada a 3 de dezembro e foram detetados 13 casos positivos. A direção da escola e a Delegação de Saúde entenderam encerrar a escola e colocar os alunos infetados em isolamento e os restantes em ensino à distância por precaução e contenção do surto.

De acordo com o diretor do agrupamento, ‘’os encarregados de educação das crianças que estiveram em ensino à distância têm agora que solicitar à escola a justificação de ensino à distância que é passada pela escola, conforme o decreto de lei 104/2021. Já a declaração dos alunos em isolamento profilático é emitida pela Delegação de Saúde’’.

A reabertura do estabelecimento de ensino foi comunicada à escola e aos encarregados de educação no último sábado, 11 de dezembro, por recomendação da autoridade de saúde.

Assim, os cerca de 180 alunos do ensino pré-escolar, 1º e 2º ciclos estão de volta à escola para o cumprimento da última semana de aulas do 1º período do calendário escolar. Depois das férias do Natal e Ano Novo os alunos regressam a 10 de janeiro conforme anunciado pelo Primeiro-Ministro, António Costa que alterou o calendário escolar como medida preventiva da Covid-19.

Sara Esteves
Fotografia: David Teixeira

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso