BOTICAS: Produtores com esperança no regresso da Feira do Porco

2021-12-23 15:35:35

Depois de um ano a vender Fumeiro através da internet, Rosa Rodrigo está ansiosa pelo regresso da Feira Gastronómica do Porco ao Pavilhão Multiusos de Boticas. A produtora garante que, este ano, a produção foi maior e o fumeiro de melhor qualidade.



Produtora de fumeiro há vários anos, Rosa Rodrigo já tem ao fumo os enchidos e as carnes que vai levar para a Feira Gastronómica do Porco em Boticas, que regressa ao Pavilhão Multiusos de 13 a 16 de janeiro.

Na sua cozinha regional em Atilhó, preparam-se as últimas iguarias. ''Está quase tudo, agora é só deixar secar ao fumo nos próximos dias'', diz Rosa Rodrigo contente com a produção deste ano.

''Os animais são de excelente qualidade: os visitantes podem esperar o nosso melhor fumeiro''

Depois de um ano a vender Fumeiro à distância, porque a pandemia não permitiu que a feira fosse realizada, esta produtora está com esperança de regressar ao Pavilhão. ''Gostamos de estar na feira, de ver e falar com as pessoas. Para este ano temos mais produção do que o ano passado, porque estamos a pensar fazer a feira no formato presencial, mas caso não seja possível, temos sempre a forma digital para vender o fumeiro''.

Enquanto Rosa Rodrigo e a sua equipa preparam os enchidos, João Paulo Costa visita a sua cozinha em Atilhó, freguesia de Alturas dos Barroso e Cerdedo. É veterinário municipal e responsável pelo controlo sanitário.

''Além da preservação dos hábitos e das tradições, verificamos se os produtos apresentam sabor, textura e o aspeto tradicional do fumeiro da região do Barroso, nomeadamente de Boticas. Para além disso, estamos atentos às condições de higiene'' referiu.

O processo de produção do fumeiro destinado ao evento é devidamente acompanhado, ao longo do ano, pelos serviços médico-veterinários da autarquia que, com visitas regulares às explorações agrícolas, vão acompanhando a criação dos animais e posteriormente, a produção de fumeiro.

''É um trabalho exaustivo que se reflete na excelente qualidade dos produtos vendidos na feira e que são motivo de atração para milhares de visitantes'', assegura o veterinário municipal.

Nestas visitas ''verifiquei que todas as pessoas estão devidamente equipadas e protegidas. Estão a trabalhar em bancadas de inox, num espaço que foi propositadamente feito e devidamente equipado para este fim, sendo uma mini-fábrica em que todos os aspetos fitossanitários são garantidos e cumpridos'' realçou.

''Tenho confiança mas é preciso verificar''

João Paulo Costa conhece todos os produtores do concelho há vários anos, seja pelas visitas aos produtores ou das sessões de esclarecimento na autarquia.

''Não é que eu não tenha confiança nestes produtores para fazerem as coisas bem feitas, mas é uma forma de estarmos todos atentos, até porque, eu aprendo muito com eles, tanto ou mais do que eles comigo, mas há um certo controlo porque é assim que tem de ser, com transparência e honestidade''.

A 24ª edição da Feira Gastronómica do Porco, organizada pela Câmara Municipal de Boticas, decorrerá de 13 a 16 de janeiro de 2022, segundo as recomendações emanadas pelas Autoridades de Saúde, no âmbito da Covid-19.

Os produtores de fumeiro vão, uma vez mais, disponibilizar produtos de ótima qualidade e os restaurantes irão apresentar menus, onde a carne de porco será dominante. Esta edição do evento físico, contará também com venda online, através da plataforma digital BoticasTem (www.boticastem.pt), para facilitar a compra dos produtos do concelho a partir de qualquer parte do país e do mundo. Esta plataforma foi criada em 2020, devido às restrições impostas pelas autoridades por causa da pandemia, pelo Município em conjunto com a Mais Boticas – Associação Empresarial Botiquense, para ajudar os produtores a escoarem o fumeiro e enchidos produzidos para a feira.

Sara Esteves e Catarina Garcia

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso