MONTALEGRE: Em Cabril a arte está na rua à sua espera nas paragens de autocarro

2021-12-27 18:29:46

Márcio Azevedo, o presidente da Junta de Freguesia de Cabril, tem a arte na rua e aproveitou as paragens de autocarro para dar mais vida à paisagem natural que rodeia as aldeias.

A junta de freguesia, com a curadoria de Susana Antão e com a presença de oito artistas, tiveram a seu cargo interpretar visualmente as tradições e ofícios de Cabril. A vezeira das cabras e vacas, o ciclo de azeite, o ciclo do linho, a colheita do milho, a cozinha tradicional e o mel através da silha dos ursos estão representados nestas ilustrações.
Nos primórdios da freguesia os povos dedicavam-se quase exclusivamente à pastorícia com a criação de cabras (que daria o nome a Cabril), que tem a origem no latim “caprile” (curral de cabras). Assim a Vezeira das Cabras está representada na paragem da Vila e coube a Susana Antão, ilustrar de forma poética o pastor com os seus cães, o pastoreio de cabras e uma delas que observa em permanência quem por ela passa.
Cabril tem a sua identidade muito marcada, relembrar essas tradições e eternizar as gentes do passado para memórias futuras.
Em Fafião, a paragem dos autocarros esteve nas mãos de Pedro Lourenço, que representou a Vezeira das Vacas. Dando proeminência ao gesto do pastor com as mãos sobre o cajado e ao pastoreio das vacas nas escarpas da serra.
A freguesia, agora com as obras de arte conluiadas, convida os amantes da arte e da natureza a visitarem as várias paragens de autocarro para apreciarem e fotografarem as representações e interpretações, que deram nova vida aos locais onde se encontram.

Paulo Silva Reis
Fotos: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso