A pacatez da Noite de Consoada fez com que inúmeros terrenos agrícolas da veiga de Chaves, mais concretamente na zona de Faiões fossem alvo de vandalismo e furtos dos passadores e torneiras de regadio, provocando prejuízos avultados.
25 de dezembro, dia de Natal, logo pela manhã, quando a grande maioria das pessoas vê o que lhe tocou «no sapatinho», os agricultores de Faiões, depararam-se com um cenário pouco habitual nos seus terrenos. Para além de algumas das manilhas de cimento partidas, as torneiras e os passadores metálicos do regadio tinham sido furtadas quase em toda a extensão do sistema de regadio.
Os furtos preocupam os agricultores, não só pela necessidade de efetuarem a rega, mas também pelo prejuízo provocado e pela demora que pode ter a sua reposição.
José Armindo, presidente da direção da Associação de Beneficiários da Veiga de Chaves, confirmou que «os prejuízos são avultados e com alguns dos funcionários de férias ainda nem conseguimos percorrer a totalidade das manilhas, mas posso dizer, pelas que já fomos vendo que o prejuízo é grande, pois para alem de terem levado tudo que é passador e torneira metálica, são caras e ainda partiram algumas das manilhas em cimento». De acordo com o dirigente associativo, para além dos furtos, o problema passa pela reposição que vai levar algum tempo.
A associação apresentou queixa na GNR que tomou conta da ocorrência e já estão a efetuar diligências.
Paulo Silva Reis
Fotos: Paulo Silva Reis