CHAVES: Autarquia atingiu valor mais baixo de juros pagos à banca

2022-01-05 12:19:47

O orçamento municipal para o ano 2022 traz como grande novidade a redução de 71% dos juros da dívida pública à banca, tornando-se no valor mais baixo desde 2002.

Com encargos e juros bancários no valor de 970 mil euros, no ano 2017, prevê-se agora, para 2022, um custo financeiro de apenas 98 mil euros, resultado, que segundo a autarquia se deve a uma equilibrada gestão financeira.
A trajetória de redução de juros da dívida pública resultou do aumento da credibilidade da autarquia junto das entidades bancárias, permitindo encetar um processo de renegociação de empréstimos de médio e longo prazo, tendo sido possível alcançar taxas de juro significativamente inferiores.
No contexto do exercício económico em curso, o município ambiciona fechar o ano de 2021 com uma dívida a rondar os 24 milhões de euros, traduzida numa redução total, em quatro anos, de 18 milhões de euros.
Além da substancial redução da dívida, os prazos de pagamento a fornecedores por parte da autarquia são hoje mais rápidos e mais ágeis. No final deste ano, o prazo médio de pagamento não ultrapassa os 11 dias.

Paulo Silva Reis
Foto: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso