Apesar dos alertas e da fiscalização apertada por parte dos militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Chaves, os crimes ambientais continuam a proliferar no Alto Tâmega e surgem novos casos de aglomerados de lixo deixados em zonas verdes.
A Alto Tâmega TV, foi alertada para um elevado número de lixo e resíduos diferenciados, abandonados e descarregados de forma ilegal na zona verde entre o Casino de Chaves e a Aboboleira e tal como a imagem documenta é visível uma grande quantidade de lixo ali espalhada. Os infratores chegam mesmo a «brincar com situação» e depois das quadras festivas até um fato de Pai Natal e uma árvore de Natal artificial foram largadas junto de um sofá ali depositado.
Os militares do SEPNA da GNR de Chaves, alertados para o problema, já tomaram conta da ocorrência e estiveram no local a recolher elementos de prova para dar início a uma investigação.
O clima de impunidade gera grande indignação por parte de um elevado número de pessoas que se mostram sempre revoltadas com as situações ambientais, mas as autoridades prometem que as fiscalizações e patrulhamento dos locais vão continuar e vão ter mão pesada para com os infratores.
Paulo Silva Reis