MONTALEGRE: Feira do Fumeiro presencial vai para a frente

2022-01-10 18:13:10

“Rainha do Fumeiro” realiza-se de 20 a 23 de janeiro mas a decisão, ainda depende das últimas diretrizes da Direção-Geral da Saúde.



A Câmara Municipal de Montalegre e a Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã decidiram esta segunda-feira que a Feira do Fumeiro regressa, no seu formato habitual, ao Pavilhão Multiusos, após algumas dúvidas quanto à sua realização, perante o aumento do número de casos de Covid-19.

O evento, que atrai milhares de pessoas à vila, está de volta nos dias 20,21,22 e 23 de janeiro, mas a decisão ainda depende das últimas diretrizes da Direção-Geral da Saúde (DGS),anunciou a autarquia que esteve reunida esta tarde com os produtores e participantes.

“A Feira do Fumeiro é importantíssima para a economia local e é sobretudo um sinal de confiança nesta vitalidade económica, porque coloca em funcionamento todos os setores, e não apenas a venda dos produtos que estão em exposição no evento”, disse David Teixeira, Vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre.

“Vamos fazer um modelo de feira muito diferente”

No regresso daquela que é considerada a “rainha do fumeiro”, David Teixeira garante que foram assumidos vários compromissos perante a realidade pandémica que o país atravessa, para garantir a segurança daqueles que nos visitam mas também “dos nossos produtores”. Por isso, “vamos controlar o número de pessoas dentro da feira e vamos garantir que aconteça a desinfeção a cada visitante e vendedor”.

O certame irá sofrer alguns reajustes. Será introduzida uma nova realidade, “o embalamento do fumeiro, para garantir que não há fumeiro desprotegido. Iremos permitir que o fumeiro que entra [para a feira] possa ser embalado e vistoriado com antecedência pela Associação e pelo veterinário”, no edifício do Pavilhão de Multiusos. “É possível dar confiança aos compradores e garantir toda a qualidade”, realça.
Do habitual programa será retirado os petiscos, “que permitiam um conceito de festa/romaria”, que passará para os restaurantes.


Interessados também podem comprar online

A plataforma online fumeirodemontalegre.pt “vai continuar a vender. O envio continuará a ser feito de forma segura e controlada pela Associação dos Produtores de Fumeiro”. Este espaço virtual foi criado em 2021, altura em que as feiras físicas foram canceladas devido à pandemia de Covid-19. Um formato que mostrou ser um sucesso no assinalar dos 30 anos da Feira do Fumeiro de Montalegre.

Fazer diferente é um desafio enorme

Na hora de decidir se o evento seria realizado, contou a vontade dos produtores e de todo o setor turístico/hoteleiro do concelho, assume a Câmara Municipal.
“Temos condições, ao fim de dois anos, para cumprir um conjunto de regras emanadas pela DGS. (…) Dois anos sem ser realizada a feira, perdia-se a ligação e a dinâmica daquele que é o destino gastronómico o desenvolvimento económico do concelho”.


Todos os produtores serão testados

“Toda a organização, todos os produtores que vão estar nos stands vão ser testados antes da feira começar, e no início do fim- de- semana para que, todos estejam confortáveis e os mais seguros possíveis nesta que vai ser uma feira diferente”.


Ao contrário da Feira Gastronómica do Porco em Boticas, que será realizada apenas online com a venda de fumeiro, a Feira do Fumeiro em Montalegre estará de volta ao Pavilhão Multiusos de Montalegre de 20 a 23 de janeiro.

Sara Esteves
Fotografias: David Teixeira

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso