Placas de fibrocimento compostas por amianto já foram retiradas em cinco escolas do concelho.
Até ao final do primeiro semestre deste ano, a autarquia de Chaves prevê eliminar todas as coberturas de amianto nos estabelecimentos de ensino, no âmbito da operação “Escola Saudável”, disse a Câmara em comunicado.
Até ao momento, e segundo o Município, já se encontram concluídos os trabalhos de remoção das placas de fibrocimento nas escolas básicas de Vila Verde da Raia, na básica N.º5 de Chaves em Casas dos Montes, na escola Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, na Escola Básica 2.3 de Vidago e na Escola da Dorna.
“Tratam-se dos últimos estabelecimentos de ensino do concelho que continham amianto, sendo agora possível, através desta intervenção, eliminá-lo totalmente das escolas públicas, respondendo assim a uma preocupação de saúde pública da comunidade”, refere a Câmara Municipal.
A empreitada na Escola da Dorna e de Pereiro de Agrações resultaram de um investimento total da autarquia que atingiu mais de 120 mil euros. Já as intervenções nas escolas básicas de Vila Verde da Raia, N.º 5 de Chaves e Dr. Francisco Gonçalves Carneiro receberam comparticipação implicaram financeira através do Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020).
As intervenções incluídas na operação “contemplaram a requalificação das coberturas, com vista à remoção e substituição das placas de fibrocimento existentes por outros materiais, mais seguros para a saúde humana e ambiente, visando ao mesmo tempo melhorar o conforto térmico”, explicou o município flaviense.
O plano de ação em curso terminará com a intervenção na Escola de Pereiro de Agrações.
Sara Esteves
Fotografias: DR