REGIÃO: Alto Tâmega atingiu a meta anual prevista do NORTE 2020

2022-01-20 10:57:15

Foram alocados 95,2% dos fundos ao Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial da região.


A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) é a CIM da região Norte com a maior percentagem de fundo cativo no que respeita à execução dos fundos do Norte 2020, destaca a CIMAT que, no final do ano de 2021, conseguiu atingir as metas anuais a que se tinha proposto.

“ Em termos de Taxa de Compromisso efetivo [a CIMAT] conseguiu alocar 95,2% dos fundos adstritos ao Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial da região (PDCT). Estes resultados são fruto de um esforço coletivo de todo o Alto Tâmega e que muito deixam satisfeitos a CIMAT”, explica esta entidade.

Em termos de execução, e segundo a CIMAT, “fechou-se o ano com uma taxa de 49,14%, significando que até junho de 2023, ainda persiste um desafio muito exigente para a conclusão da implementação do NORTE 2020, através do PDCT”.

Estes números foram apresentados e discutidos em reunião do Conselho Intermunicipal, onde também se abordou o “Plano de Sinalética do Alto Tâmega”, que se encontra em fase de execução física. “Estão a decorrer os trabalhos relativos à instalação dos 16 painéis publicitários, dos 20 que estão previstos, designadamente, a realização das fundações e a colocação dos negativos para apoio da estrutura de suporte dos painéis”.

Este projeto visa implementar sinalética homogénea e coerente em todo o território via outdoors para a promoção da região.

Quanto à operação “CulturAT – Promoção Turística do Alto Tâmega através da cultura”, encontra-se em fase de implementação. Este projeto resulta de uma parceria com o Município de Ribeira de Pena e o Ecomuseu do Barroso e prevê que em 2022 sejam desenvolvidos um conjunto de espetáculos musicais e de teatro pelos seis concelhos que integram a CIMAT e, ainda, um evento internacional em Espanha.
“Estão concluídos os procedimentos concursais para a contratação das bandas e grupos de teatro da região, bem como da Academia de Artes de Chaves (AAC)”, esclareceu a CIMAT.

A Reunião Mensal do Conselho Intermunicipal decorreu a 11 de janeiro, nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), onde estiveram presentes os presidentes dos municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, o vice-presidente do município de Ribeira de Pena, bem como o Secretariado Executivo da CIMAT, composto por Ramiro Gonçalves e José Alberto Diegas.

Sara Esteves
Fotografia: DR


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso