MONTALEGRE: Balcão do Millennium em vias de encerrar em Salto

2022-01-24 18:26:28

População está contra o encerramento desta dependência bancária da vila que deverá acontecer em março deste ano.


O banco Millennium BCP vai encerrar em breve o balcão de Salto e deixar a população da vila sem esta dependência bancária. A notícia do encerramento desta sucursal foi dada em outubro de 2021 pela instituição bancária que solicitou uma reunião com a Câmara Municipal de Montalegre.

Em alternativa ao fecho desta dependência do Millennium BCP, onde trabalham dois funcionários, a instituição apresentou um serviço móvel de balcão, em carrinha “ambulante” que não “agradou aos autarcas”, disse à Alto Tâmega TV, Sandra Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia de Salto.

Esta proposta “vai obrigar as pessoas a aguardar na rua por um serviço. Estas carrinhas só permitem a entrada de uma pessoa de cada vez”, e por isso, “rejeitamos este argumento, porque entendemos que não dá resposta às necessidades da nossa população”.

Esta dependência bancária existe na vila de Salto há já 35 anos, um serviço “de grande importância para a população que será obrigada a percorrer cerca de 45 quilómetros”, explicou a Presidente de Junta.

“Não temos outra alternativa. Nos concelhos limítrofes só se for em Viera do Minho, Celorico ou Fafe que distam de Salto cerca de 45 quilómetros. Mais ou menos a mesma distância da vila à sede de concelho”, refere Sandra Gonçalves que assegura que esta situação “vai obrigar as pessoas a mudar de banco”.

Na luta contra este desfecho, a Câmara Municipal “propôs custear as despesas relacionadas o alocado, mas o organismo deu uma resposta negativa em dezembro dizendo que o fecho seria para avançar”.

Antevendo o impacto que o encerramento do balcão irá provocar na vida das pessoas, do comércio e das populações vizinhas, “vamos enviar a três entidades um abaixo-assinado, que será remetido à instituição bancária, à Assembleia da República e ao Banco de Portugal, de forma a evitar este desfecho. Estamos também a ponderar uma manifestação.

A Alto Tâmega TV tentou obter uma reação do banco, mas até ao momento não foi possível.

Sara Esteves
Fotografia: DR

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso