REGIÃO: Concurso de Ideias terá ajuda “no arranque” do negócio

2022-01-25 14:34:58

CIM do Alto Tâmega introduziu “Concretização” ao Concurso de Ideias de empreendedorismo.


O Concurso de Ideias Empreender no Alto Tâmega vai já na terceira edição e surge agora com uma componente que “pode fazer toda a diferença”, o Programa de Concretização, disse a CIMAT em comunicado.

O Programa de Concretização surge como forma de ajudar os vencedores desta edição, de uma forma mais incisiva, a “arrancarem” com os negócios. Tem a duração de três meses e o plano de trabalhos, onde estão incluídas as metas a alcançar, são definidas em conjunto com os promotores e com a equipa técnica.

O Concurso de Ideias é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega, cuja primeira edição teve início no ano de 2018, integrada no projeto Programa de atração e fixação de empreendedores no Alto Tâmega (SAAC: Empreendedorismo), e tem como objetivo “promover ativamente a conceção e implementação com sucesso de iniciativas empreendedoras, que contribuam para desenvolvimento desta sub-região”.

A 2.ª edição aconteceu em 2019, mantendo o formato da primeira, que consiste na divisão do concurso em três fases, apresentação de ideias, programa de capacitação dos empreendedores e a avaliação dos dossiês de negócio, culminando na entrega de prémios na Gala do Empreendedorismo do Alto Tâmega.

Já quanto à terceira edição, prevista para 2020, mas realizada em 2021 devido à pandemia, o formato teve algumas novidades, nomeadamente a parceria com a EHATB – Empreendimento Hidroelétrico do Alto Tâmega e Barroso e a realização do Programa de Concretização, que irá apoiar os cinco projetos selecionados, na implementação das iniciativas empresariais.

Ramiro Gonçalves, 1º Secretário Executivo da CIMAT, sublinha que a importância deste projeto vai muito além dos novos negócios que surgem, “o mais importante é a dinâmica de empreendedorismo que cria no território”, bem como a transversalidade de públicos que atinge. “Temos jovens e menos jovens, pessoas desempregadas e pessoas bem-sucedidas, mas com alguma ideia de negócio nova, pessoas que procuram uma oportunidade outras que querem mudar de vida”, exemplifica.

“Nós fazemos o caminho com eles, a todos os níveis, nos licenciamentos, nas reuniões, na criação de parcerias, nas questões jurídicas e burocráticas, não os levamos ao colo, mas, como disse, caminhamos com eles de braço dado”, disse Carla Branco. A diretora da empresa consultora (Partnia) acredita que esta nova etapa, da concretização, é uma ajuda fundamental para os empreendedores.

Fotografia: David Teixeira


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso