MONTALEGRE: BuPi já permitiu mais de dois mil registos no concelho

2022-01-26 18:09:49

Número coloca o município de Montalegre entre os primeiros a nível nacional.


O Balcão Único do Prédio (BUPi), instalado no edifício da Câmara Municipal de Montalegre já permitiu aos proprietários de prédios rústicos ou mistos o registo dos seus terrenos. Até ao momento, o BuPi já permitiu mais de dois mil registos de forma gratuita.

Este espaço de atendimento presencial tem permitido aos munícipes consultar, atualizar ou identificar, através de coordenadas geográficas, as parcelas de terrenos rústicos e mistos de que são proprietários, através do apoio de técnicos habilitados que ajudam no processo de regularização cadastral.

Os mais de dois mil registos colocam o concelho de Montalegre entre os primeiros a nível nacional. Este dado foi avançado numa reunião entre os técnicos do BUPi e responsáveis da Autoridade Tributária, do Serviço de Registos e Notariado, advogados, solicitadores e outros agentes, que decorreu esta quarta-feira, 26 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O BUPi surgiu em 2017, como projeto piloto em 10 municípios do Norte e Centro do país, no âmbito da reforma florestal, com o intuito de conhecer o território português “de forma simples e inovadora e tendo como objetivos o ordenamento do território, a valorização dos recursos naturais, a identificação dos proprietários e ainda a prevenção dos incêndios rurais. Após o seu sucesso, está agora a ser expandido a todo o país”.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso