MONTALEGRE: Água do concelho considerada excelente

2022-01-28 09:09:35

ERSAR certifica ''água da torneira'' do concelho de Montalegre como de excelente qualidade.


A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) certificou o município de Montalegre com o ''Selo de qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano 2021''. Uma distinção que deve ''honrar todos os barrosões'', salienta Orlando Alves, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre.

''É um prémio que nos honra porquanto foi dado pela entidade que faz a gestão da qualidade da água a nível nacional. É uma honra muito grande este reconhecimento. É uma honra para Montalegre, para todos os barrosões''.

Este selo de qualidade significa que estamos perante uma água que obedece aos parâmetros exigíveis pela União Europeia para ser posta ao consumo humano. ''Isto quer dizer que os barrosões bebem água de excelente qualidade'', explicou o autarca.
Com o país a atravessar um período de seca, Orlando Alves refere que ''não havendo chuva, não há água. Felizmente, no contexto nacional, não somos quem corre mais perigo. No entanto, temos que estar solidários com aqueles que estão a correr perigo, nomeadamente as regiões do Sul - Alentejo e Algarve'', acrescenta Orlando Alves que reconhece que a gestão da água será ''o desafio maior que os municípios vão ter pela frente. Caso não chova nos próximos meses, podemos ter consequências gravosas para a vida de todos nós. Esperemos não ter que proceder a cortes generalizados. Se tivermos que os fazer, iremos fazê-los'', assume.

Há dois anos que o Município de Montalegre aderiu às Águas do Norte, água que agora está a ter este reconhecimento público. ''Se não tivéssemos aderido às Águas do Norte, estaríamos agora com cortes, por exemplo, no abastecimento de água à vila de Montalegre. Isto porque os 800 mil litros de água diária que eram retirados do Rio Cávado, este não tem manancial para abastecer a vila'', termina.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso