Ecovia do Tâmega será integrada na Ecovia Internacional do Tâmega e do Corgo

2022-02-02 14:09:54

O Último troço da Ecovia do Tâmega está em curso e será uma realidade no segundo semestre de 2022.


Está em curso a empreitada da terceira e última fase da obra da Ecovia do Tâmega, troço que vai desde a vila de Vidago até ao município de Vila Pouca de Aguiar, numa extensão de nove quilómetros.

A obra, que vem estabelecer a ligação à segunda fase da Ecovia já existente, desde a cidade de Chaves até Vidago, está orçada em 390 mil euros, prevendo-se um prazo de execução de seis meses.

Segundo a autarquia, ''o projeto irá beneficiar os caminhos existentes, utilizando em grande parte dos troços do espaço canal da antiga linha dos Caminhos-de-ferro, estando também prevista a criação de pequenos tramos de circulação pedonal e ciclável''.

Com uma extensão total de 59 quilómetros, desde a fronteira de Espanha a Vila Pouca de Aguiar, ''os munícipes terão ao seu dispor um percurso ciclável, pedonal e contemplativo, fomentando o turismo de natureza'', explica o Município.

O projeto resulta de uma candidatura apresentada ao Turismo de Portugal, I.P., programa ''Valorizar'', linha de apoio à ''Valorização Turística do Interior'', com um apoio financeiro de 70% do valor das despesas elegíveis.

Ecovia do Tâmega irá ser Integrada na recém criada Ecovia Internacional do Tâmega e do Corgo

Os Municípios de Verín, Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião chegaram a acordo para integração dos vários percursos concelhios junto aos Rios Tâmega e Corgo. Assim, a ciclovia passará a designar-se Ecovia Internacional do Tâmega e Corgo, referiu o Município flaviense.

Nesse contexto, os municípios já obtiveram o visto favorável dos órgãos municipais e irão assinar um Acordo de Parceria que ''permitirá gerir e promover de forma integrada a nova Ecovia''.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso