MONTALEGRE: Produção de energia suspensa na Barragem dos Pisões

2022-02-04 18:03:18

Seca obrigou à suspensão da produção hidroelétrica, na Albufeira do Alto Rabagão, vulgarmente denominada Barragem dos Pisões.


O Governo impôs restrições à utilização da água de seis barragens utilizadas pela EDP durante o mês de fevereiro. Assim, a Barragem dos Pisões ficou interdita para a produção de eletricidade, ''exceto valores mínimos necessários para o equilíbrio do sistema''.

Esta medida surge na sequência das condições meteorológicas que, ''não têm permitido a reposição dos volumes armazenados nas albufeiras e nas águas subterrâneas''. Com o objetivo da salvaguarda dos volumes necessários para o abastecimento público, foram definidas cotas/volumes de água a partir da qual outros usos podem ficar condicionados, quer seja a produção de energia ou a rega.

Na Barragem do Alto Rabagão, a segunda maior barragem do país, a seca fez descer o nível da água em 30 metros. Assim, e se não chover em abundância, as reservas de água para o verão podem ficar comprometidas. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) não há previsão de chuva nos próximos dias.

Sara Esteves


 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso