V.P.AGUIAR: Autoridades vão fiscalizar o uso de telemóvel ao volante

2022-02-14 12:31:02

Campanha Nacional “Ao volante, o telemóvel pode esperar” arranca amanhã e terá ações de fiscalização e sensibilização em Vila Pouca de Aguiar a 18 de fevereiro.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam amanhã, dia 15 de fevereiro, a Campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, para alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução.

Esta campanha com ações de sensibilização e fiscalização decorrerá em várias localidades. Em Vila Pouca de Aguiar será a partir das 8h00 na Estrada Nacional 2 na Rotunda ao quilómetro 48.

Segundo as autoridades, em 2021 foram detetadas 24.306 infrações relativas ao manuseamento do telemóvel durante a condução, “o que representa um aumento de 5,5% relativamente ao ano anterior”.

A GNR assegura que “é urgente travar este comportamento” uma vez que, a utilização do telemóvel durante a condução “aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente, causando um aumento no tempo de reação aos imprevistos”.

A ANSR, a GNR e a PSP relembram que o uso do telemóvel ao volante é um risco para a segurança do próprio e dos outros. Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2022, esta campanha termina a 21 de fevereiro.

Sara Esteves
Fotografia: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso