BOTICAS: Balcão “ambulante” fez cerca de 12 mil atendimentos em 2021

2022-02-16 09:53:17

As duas unidades móveis do Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM) realizaram em 2021 cerca de 12 mil atendimentos.


Criado desde 2006 para apoiar a população do concelho, o Gabinete de Atendimento ao Munícipe (GAM), que chega semanalmente a todas as aldeias de Boticas, realizou em 2021 cerca de 12 mil atendimentos.

Este apoio “é uma mais-valia para o Concelho, sobretudo para os nossos idosos que nem sempre têm possibilidade e meios próprios para se deslocarem à vila e tratarem dos seus assuntos pessoais” , realçou o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga.

O GAM, composto por duas unidades móveis, permite o tratamento de vários assuntos sem a necessidade de deslocações à sede de Concelho, numa lógica de disponibilização de serviços descentralizados e de proximidade. Os munícipes podem tratar de assuntos relacionadas com a autarquia, Segurança Social, Finanças, CTT, serviços de Saúde, nomeadamente marcação de consultas médicas e pedidos de receituário crónico, de forma simples, rápida e sem necessidade de grandes deslocações.

Desde agosto de 2020 que este balcão ambulante inclui ainda o serviço de distribuição de correio urgente e não urgente, assumido pela Câmara Municipal de Boticas, após o desagrado demonstrado pela população no que concerne à entrega de correspondência por parte dos CTT. Durante o ano de 2021, este serviço de entrega realizou mais de 60 mil entregas, entre correio normal, azul, registado e encomendas, em 24 localidades do Concelho.

Para o autarca de Boticas “mais do que o número de atendimentos, aquilo que realmente me apraz é verificar que a população saiu beneficiada com a implementação deste serviço, em especial durante os períodos de confinamento obrigatório devido à pandemia de Covid-19, em que as duas carrinhas se mantiveram em funcionamento e a prestarem todo o tipo de apoio aos nossos munícipes” .

De realçar que entre 2008 e 2021, o número de atendimentos realizados aproximou-se dos 206 mil, um número “bastante elucidativo da eficiência e do impacto” que este serviço de proximidade tem junto das populações do Concelho.

Sara Esteves
Fotos: David Teixeira

 


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